domingo, 26 de fevereiro de 2012

O poder da educação

Essa semana li um artigo sobre os 10 discursos mais marcantes do Oscar: http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/10-discursos-mais-memoraveis-de-vencedores-do-oscar/

Na verdade, só gostei mesmo do escolhido como número 1, do Dustin Hoffmam, mas depois de ir pro youtube para vê-lo, passei mais umas duas horas assistindo outras várias apresentações e descobrindo vários filmes que eu deveria ter visto e ainda não vi. Com minha listinha na mão me mandei para a locadora, mas qual não foi minha surpresa quando nenhum dos filmes que eu queria estava ali. E olha que apesar de ser uma locadora de bairro ela é bem atualizada (vai ver foi por isso que não encontrei os dasatualizados né? rsrs). Diante da minha frustração, a dona da locadora passou a me dar dicas e é sobre um dos filmes indicados por ela que vou falar hoje.

Mãos talentosas é o nome em português para o filme Gifted Hands, protagonizado por Cuba Gooding Jr.,  conta a história do famoso neurocirurgião americano Benjamin Carson. Mesmo vindo de uma família humilde e criado por uma mãe analfabeta, mas que sempre exigiu dos filhos que estudassem para terem uma vida melhor, o garoto humilde tornou-se um dos maiores neurocirurgiões do seu país.



O filme me fez refletir sobre uma dúvida que sempre carreguei: qual a responsabilidade da educação no nosso futuro? A mãe de Ben poderia tê-lo feito trabalhar cedo, ou apenas não ter se preocupadao com suas notas, mas ela fez o contrário e conseguiu que o filho chegasse no topo. Se isso basta para todos, creio que não, mas tenho certeza que sem essa força de vontade e perseverança não se alcança nada. Nem todos os garotos pobres e estudiosos estão no mesmo lugar que Ben Carson, mas com certeza, aqueles que nunca se esforçaram não tiveram nem perto de estar ali. A vida não é justa e Sonya Carson sabia disso, mas sabia também como se colocar diante dessa injustiça.

Em tempo: durante minhas duas horas de vídeos do Oscar me deparei com esse tributo à Meryl Streep, feito por Jim Carrey e quase morri de rir. A imagem está péssima e só consegui encontrar legenda em espanhol, mas o talento de Jim e a simpatia de Meryl chamam muita atenção. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário